CARF se manifesta sobre tributação dos lucros auferidos por empresa controlada indireta no exterior
4 de setembro de 2017
Justiça estende exclusão do ICMS da base de cálculo de PIS/COFINS também para os casos de ICMS-ST
8 de setembro de 2017
Exibir tudo

Governo estabelece alíquota zero para importação de 322 itens sem produção nacional

O Governo Federal, por meio da CAMEX (Câmara de Comércio Exterior), ligada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, estabeleceu alíquota zero em relação ao Imposto de Importação (II) para 322 itens que não possuem fabricação nacional. A medida foi publicada na terça-feira, 22.08, por meio de duas resoluções da CAMEX (nº69/2017 e nº70/2017) e já se encontra em vigor.

Segundo o governo, a iniciativa de redução das alíquotas, que variavam entre 14% e 16%, para zero, é parte do esforço de fomentar o desenvolvimento da economia e facilitar a importação dos 322 produtos contemplados. A medida, destaca-se, não causará problemas de concorrência desleal com produtos nacionais justamente pelo fato de serem os produtos contemplados com o benefício fiscal de produção exclusiva estrangeira.

Dentre os itens incluídos, agora na condição de ex-tarifários, destacam-se os bens de capital, especialmente relacionados ao setor de geração de energia, inclusive nas áreas eólicas e termelétricas, além daqueles ligados aos setores de bebidas, alimentos e autopeças, assim como bens de telecomunicações e informática. Segundo as resoluções, as alíquotas zeradas valem, ao menos, até 30 de junho de 2019.

Para checar quais os 322 itens sujeitos à nova regra, em maiores detalhes, clique nos links abaixo.

Governo estabelece alíquota zero para importação de 322 itens sem produção nacional
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossa Política de Proteção de Dados.
Leia Mais