Contrato de Trust celebrado com instituição financeira não garante a restituição do dinheiro em caso de falência
5 de outubro de 2018
Projeto de Lei prevê alterações na dinâmica de pagamentos em estudos técnicos para PPPs
17 de outubro de 2018
Exibir tudo

Governo de Pernambuco oferece nova possibilidade de pagamento de precatórios vencidos

A Lei Estadual nº 16.419/2018, recentemente publicada, possibilita recebimento mais ágil de precatórios vencidos contra a Fazenda Pública do Estado de Pernambuco. Segundo o diploma, é possível a celebração de acordo para recebimento de precatórios vencidos mesmo que apenas relativos ao exercício anterior. A nova medida, no geral, deverá favorecer os credores e trazer maior segurança quanto ao recebimento dos valores devidos pela Fazenda.

Em primeiro lugar, é importante que o credor avalie o percentual de deságio que deverá lhe ser aplicado, a depender da data de inscrição do precatório em causa. Em termos mais simples, a Lei estabelece que, para recebimento antecipado, será aplicada uma diminuição percentual do valor do crédito, algo que pode variar entre 10 e 40%.

Assim, por exemplo, precatórios inscritos há seis ou mais anos sofrerão um deságio de apenas 10%, ao passo que precatórios inscritos no exercício anterior sofrerão com deságios na ordem dos 40%.

A nova Lei consiste em alternativa ao tradicional repasse/comércio de precatórios, como solução para um recebimento mais rápido dos valores devidos. Assim, o acordo deve ser firmado com o poder público e posteriormente encaminhado para homologação judicial. Cumpridas essas etapas, serão pagos no mesmo exercício os precatórios acordados, até o teto do orçamento destinado à nova modalidade (50% dos recursos para pagamento de créditos em geral).

Governo de Pernambuco oferece nova possibilidade de pagamento de precatórios vencidos
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossa Política de Proteção de Dados.
Leia Mais